terça-feira, 17 de outubro de 2017

Mario Sales Buzzacchi fala do filme "Rubi" premiado no 10º Curta Cabo Frio.

Mario Sales - Faz parte da nova geração de cineastas
locais, de Cabo Frio.
Estudante de teatro no OFICENA, Mario é dessas pessoas que todos os dias tem algo pra dizer sobre sua inquietação artística. O cinema, no entanto, corre em suas veias. É um dos principais alvos de sua dedicação diária, talvez, por isso, "Rubi", um filme criado por uma equipe totalmente nova, tenha tido um resultado tão preciso.

Cine Mosquito - Como foi que surgiu tua paixão por Cinema?

Mario Sales Buzzacchi - Sempre tive um gosto e hábito de ir com muita frequência nos cinemas, mesmo sozinho, tinha costume de sair da escola ou do trabalho, quando morava no Rio de Janeiro, e ir pro cinema, acompanhado com o pessoal ou não! Principalmente depois que comecei a trabalhar, saía do trabalho e assistia duas até três sessões, sozinho, não perdia um filme.
Eu observo muito as coisas, aprendo vendo e conforme fui me enquadrando no teatro, percebi de que nada era impossível, bastava você querer e lutar por isso! Depois que conseguimos terminar as gravações de "Rubi", senti que muitos outros projetos surgiriam. Depois disso, e eles estão vindo!

CM - Quais os teus cineastas preferidos?

MSB - José Padilha, Fernando Meirelles, Kátia Lund, Martin Scorsese, Christopher Nolan, Steven Spielberg, Quentin  Tarantino, Peter Jackson, Alfred Hitchcock, James Cameron, George Lucas, Clint Eastwood, Charles Chaplin.

CM - Como você tem vivido a rotina de lidar com cinema em Cabo Frio você já fez muitos filmes? Ajudou a fazer outros? Conta como é isso.

MSB - A rotina é bem difícil quando você junta uma equipe, cada um tem sua agenda e seus horários diferentes, não são pessoas com e somente aquela função de fazer filmes, são pessoas normais, que possuem seus empregos, suas famílias, suas rotinas, e nos horários livres, nos unimos e botamos a mão na massa! 
Eu Dirigi/Produzi/Atuei em RUBI ao lado do meu grande amigo, que acreditou em mim desde o começo, Rodrigo Cintra, depois fiz outras direções na Veiga de Almeida, projetos rápidos, "O Hediondo", "A Família Awdrey". Também fiz por fora, gravações de "Nego Preto", com Paulo Mota, Fernanda Rigon e Gustavo Vieira. Na Cabo Frio TV canal 10 fiz "To Plutona", "Dois corpos em Um movimento", e agora estou pra ser o diretor e câmera do programa "ABAFA O CASO" com Dandara Melo apresentadora e Marcos Souza editor.
Dirigi e adaptei o roteiro de "A Festa" com Jean Monteiro, participação especial, Jiddu Saldanha, outro curta que está pra chegar com tudo!

CM - Como é, para você, ser premiado num festival que já revelou tanta gente de sucesso no cinema brasileiro?

MSB - Meu sonho era simplesmente conseguir inscrever o "Rubi" e fazer ele tocar no Telão para o público ver, sem expectativa nenhuma, meu objetivo mesmo era reproduzir ele, depois que consegui isso, já me dei por satisfeito e estava super feliz. Quando fui acompanhar a premiação, de vários e grandiosos filmes, fui surpreendido quando o nome "Rubi" foi mencionado, mais que Imediatamente puxei o Rodrigo para ir na frente, falar no microfone ao meu lado, nosso "filho" sendo premiado, foi a realização de um sonho que nunca tive!

Mario Sales Buzzacchi, "Rubi" direção, atuação, montagem e produpção - Prêmio de Melhor Curta Cabo Frio - 2017
Foto: Jidduks

CM - Conte como foi o processo de "Rubi", qual foi o maior desafio no set; qual a história por trás de Rubi?

MSB - Um filme que nos deu muito trabalho pois não tínhamos absolutamente nada, sem patrocínio, sem equipe, nada. Era eu e Rodrigo organizando tudo, locação, roteiro, e quando descobri que ele tinha uma câmera, a felicidade foi sem igual, juntamos o elenco, fiz uma preparação nas atrizes: Ludmila Galván e Dandara Melo e, assim, começamos as gravações. Debaixo de chuva, com fome, esquecendo lente da câmera em Araruama, e ai vai, uma experiência sem igual, onde aprendemos muito.

CM - Como estão teus projetos, você pretende se dedicar ao cinema?

MSB -  Os projetos estão organizados, realizando um por um, sem pressa, pra fazer bem feito cada um, Sim, pretendo me dedicar ao cinema, seja dirigindo, atuando, produzindo, qualquer coisa relacionada aos grandes telões eu estou ai!!!

CM - O que você acha do Cine Mosquito, em que o Cine Clube contribuiu para a sua vida como cineasta?

MSB - Cine Mosquito, a única palavra é gratidão.  Me motivou, e eu acompanho desde que ele era na Casa Scliar. Não consigo comparecer em todos pois tenho trabalhos por fora que me prendem, mas super indico para todos, e sempre que possível eu apareço la. Um cineclube incrível. contribuiu não só com a minha vida, mas sim com a de muitos, e laços foram feitos graças ao Cine Mosquito!

CM - Quem é Mário Sales por Mário Sales?

CM - Quem sou eu? Quem é Mario Sales Buzzacchi? Sou só uma pessoa que se entrega de coração por tudo, e se for recíproco, terá minha amizade e minha confiança, dou meu melhor em tudo, iniciativa, e incentivo os demais a fazerem seus sonhos também. Se quiser saber mais, venha me conhecer, amo conversar!


Um comentário:

  1. Grande Mario Sales!!!!! Uma alma febril pelo delírio do cinema. Nunca conheci alguém que pensasse tanto cinema como ele. Orgulho imenso!

    Rodrigo Cintra

    ResponderExcluir