domingo, 1 de julho de 2012

O Palhaço - O Discurso de uma Vocação!


"O Palhaço" direção e atuação impecável
de um jovem cineasta, Selton Mello

O Filme “O Palhaço” de Selton Mello foi mais uma feliz surpresa do cinema nacional! Desses filmes que deixam uma lembrança, uma imagem, não do circo enquanto linguagem apenas mas de um circo que arma lonas dentro da gente. Foi assim que me senti pelas duas vezes em que vi  o filme. Uma reflexão sobre a vocação do artista, a grandeza da arte na simplicidade cotidiana de uma profissão, outrora, desprezada e que hoje goza até de um certo glamour, a profissão do palhaço.
Impossível não ir nas referências e reminiscências, “O Palhaço” é mais que um filme, é um engajamento na busca do ser artístico e foi assim que me percebi o tempo todo enquanto sentia as fisgadas de todo aquele processo de solidão envolto numa profunda melancolia. Selton, certamente pode contar com uma ótima equipe, a direção de arte, a fotografia, os tons amarelados como se fosse decalque, uma espécie de película sobre a película cinematografia.
Paulo José, Teuda Bara, Moacir Franco, Ferrugem... nossa! Quanta surpresa, tudo no filme tem história, as músicas de uma profunda poesia e a marca indelével da melancolia que aferra cada lugar por onde o circo “Esperança” passa.  Uma viagem pelo universo cultural dos anos 60/70 mostrando uma época, um passado, um Brasil sem celuar, sem internet e que pude viver um pedacinho.

Paulo José, a afirmação de um mestre, num dos mais belos filmes de sua
carreira - "O PALHAÇO".
Mas o filme se torna arquetípico quando mostra a realidade do profissional de circo e que, no fundo, somos todos nós, com nossas indecisões. Querer ser artista e ao mesmo tempo desejar ter uma vida mais “segura” com um emprego fixo, uma vida “normal”, pegar ônibus, ir ao trabalho, encontrar um amor. Enfim... um roteiro feliz e inesquecível!
(Jiddu Saldanha)

FICHA TÉCNICA

Diretor: Selton Mello
Elenco: Selton Mello, Paulo José, Giselle Indrid, Larissa Manoela, Teuda Bara, Erom Cordeiro, Cadu Fávero, Maíra Chasseraux, Thogun, Hossen Minussi, Alamo Facó, Tony Tonelada, Bruna Chiaradia, Renato Macedo
Produção: Vânia Catani
Roteiro: Selton Mello, Marcelo Vindicatto
Fotografia: Adrian Teijido
Trilha Sonora: Plínio Profeta
Duração: 90 min.
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Bananeira Filmes
Classificação: 10 anos

Trailler oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário