quarta-feira, 18 de junho de 2014

Eva Perón, a Eterna.

Ester Goris, atriz portenha, no seu papel de Eva Perón, um filme Argentino
de 1996.
Depois de ver e me emocionar com o filme "Carta a Eva", na verdade um telefilme exibido na televisão espanhola. Resolvi dar uma revirada no youtube, e pude ver que existem vários filmes dedicados à grande noiva da Argentina, a primeira dama que um dia foi atriz e que ficou conhecida como esposa de Juan Domingo Perón, o presidente caudilho que governou a Argentina por diversas vezes e que tinha um carisma tão forte que seu legado passou a chamar-se peronismo.
Eva virou personalidade internacional e exerceu magnetismo durante as décadas de 40, 50 do século passado depois de fazer uma longa viagem pela Europa, divulgando a "nova Argentina" de então. A argentina, havia conquistado o voto feminino e foi um dos países percursores do feminismo. A história de Eva Duarte Perón, permanece viva até hoje mas
Madona foi tão polêmica quanto a primeira dama
argentina. Seu desempenho no musical de Alan Parker
teve seu charme, embora não tenha arrebatado.
ressurgiu com vigor nos nos anos 70, por causa do sucesso retumbante do musical "Evita" de Tim Rice, encenado na Brodoway a partir de 1969, um dos temas principais do musical é a canção "No Cry For Me Argentina" (Não Chores Por mim Argentina), tornou-se um hit consagrador de grandes intérpretes na música mundial.
Mas voltando a falar de cinema, muitos foram os filmes feitos sobre a vida da primeiríssima dama da Argentina. Um deles vale citar aqui, pois trata-se de um filme de 1996, que traz no elenco a atriz portenha Ester Goris, simplesmente impagável. Ela interpreta os últimos meses de vida de Eva Perón. Um filme trágico e convincente. A atriz argentina contracena com outro monstro sagrado do cinema daquele país, o ator Victor Laplace, no papel de Juan Perón. A interpretação de Laplace é contida durante todo o filme, mas tem uma explosão de sensibilidade, perto do final do filme, quando, supostamente, Perón se despede de sua amada no leito de morte. Um filmaço.
No mesmo ano, 1996, Alan Parker, o diretor de "Pink Floyd the Wall", e "Coração Satânico", levou para a tela o filme "Evita", um musical protagonizado por Madonna, no papel de Eva Perón. Com Jonatham Pryce no papel de Juan Perón e Antônio Banderas, interpretando Chê Guevara, uma espécie de narrador do filme, viagem da cabeça de Tin Rice que, junto com Andrew Lloyd Webber criou o belíssimo "Jesus Cristo Superstar". O musical Evita, foi um dos grandes acontecimentos cinematográficos de 1996, nem tanto pelo filme, mas pela polêmica

A atriz Julieta Cardinali, nascida em Buenos Aires, tem quase a mesma idade de Evita Perón, sua atuação na mini-série
"Carta a Eva" é simplesmente soberba.
 no entorno. Eu, porém, desenvolvi grande carinho pelo filme, talvez porque eu seja mesmo, fã de musicais, uma espécie de vício cinematográfico, e, até aquele ano, 1996, nenhum musical havia feito minha cabeça desde "Fama" também de Alan Parker e que fora rodado em 1980. Só agora, recentemente, com "Os Miseráveis" finalmente, pude ver um belo musical à altura de Fama, mas "Evita" não deixa por menos.
É claro que não poderia faltar a imagem da verdadeira
Eva Duarte Perón. Esta é que mais gosto...
E agora, falando do filme que realmente me encantou, sobre a vida de Eva Perón, foi a espetacular mini-série em dois capítulos com uma hora e meia de duração cada um. Para mim, na verdade, foi um longa, pois, o filme tem um tratamento cinematográfico impecável. "Carta a Eva" é um grande acerto da TV espanhola e que conta, na verdade, a história de Joana Doña, mulher que viveu os anos da guerra civil espanhola e fora derrotada. Autora de um atentado na embaixada da Argentina, é condenada à morte justo no período em que Eva Perón visita a espanha. O roteiro perfeito, traz uma trama de tirar o fôlego e acaba por revelar um dos segredos que eu não conhecia. Joana Doña realmente existiu, lutou na guerra civil espanhola, foi subversiva na era franquista, e viveu até os 84 anos, falecendo em Barcelona, em 2003, deixando livros e um grande legado para as mulheres de seu país.
Permita-me, leitor, uma licença poética, não vou resistir e tenho que falar de Carmen Maura, a grande atriz do teatro espanhol e que também faz cinema e televisão. No filme "Carta a Eva" ela interpreta "PACA" a mãe de "Joana Doña", interpretação estupenda, vale a pena conferir.
Como vocês podem ver, Eva Duarte Perón sempre dá pano pra manga e inspira o melhor da filmografia mundial. 
Assista ao filme "A Verdadeira História de Eva Perón"


Veja a minissérie "Carta a Eva", segue aqui o primeiro
capítulo se gostar é só procurar e ver o segundo e último
capítulo. Vale a pena.


Do musical "EVITA" de Alan Parker, separei Maddona
na cena onde ela canta "No Cry for me Argentina, 
música consagradora de grandes intérpretes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário