terça-feira, 29 de março de 2011

Entrevista exclusiva com a atriz Mariana Jacques


Mariana Jacques vista através da
lente de Paulo Valle.
Uma atriz do Solo Narrativo.

Só quem viu Mariana Jacques no palco pode sentir a energia desta atriz, sua integridade, paixão e entrega. Ela, que já fazia teatro, resolveu ir fundo no ofício depois de fazer uma oficina com o ator e diretor Julio Adrião. A partir daí, com seu solo narrativo “Flicts”, inspirado na obra do cartunista Ziraldo, ela vem encantando platéias de todo o Brasil.


Cinema Possível – O que mais te motiva na vida a fazer teatro?
Mariana Jacques - Mergulho no ser humano, O autoconhecimento... Reconhecer que temos tudo dentro, resta saber o que se vai alimentar ...mas no teatro podemos mexer naquelas gavetinhas que preferimos fingir que não existem rs...

CP – Como foi que você começou a fazer teatro?
MJ - Minha mãe me matriculou com 13 anos, no palácio das Artes (Belo Horizonte) para “encontrar minha turma”.  Pessoas que vivem e não apenas sobrevivem... Assim encontrei meu caminho, profissão, ou seria uma maldição?...


CP – Quais os artistas que te inspiram e por quê?
MJ - Julio Adrião é um mestre para mim, teatro puro, cru; onde o ator está visceralmente entregue em função de uma história. Tipo um “foda-se quem sou”, estou aqui nesse momento único para contar  uma historia que você vai se lembrar  o resto da vida... acho isso a magia do teatro. História contada de alma pra alma... Se teatro fosse uma religião eu freqüentaria o templo do “Solo Narrativo”.  Desse caminho “pari “ a cena “Flicts”, inspirado na obra do Ziraldo,  que me trouxe e traz uma satisfação imensa.
Outro artista é o Rodrigo Santoro, ele é um exemplo de ator que tem que lutar contra rótulos criados por uma mídia medíocre. É inspirador a forma como foi transformando sua carreira, construindo personagens belos e mostrando que além da beleza existe uma entrega verdadeira. Mesmo não tendo uma base de teatro Rodrigo é prova que ser ator é intensidade.  Pra mim ele é um guerreiro que se entrega a seus mergulhos. Um observador em constante construção com certeza Paulo Autran não o elogiou por acaso.
Com esses dois exemplos de caminho quis dizer que ser ator é ter generosidade e muita vontade não importa de qual clã você faça parte. O importante é fazer com verdade . A originalidade da arte está no individual de cada um. Ser único é o diferencial.

Mariana Jacques retratada pelo projeto Cinema Possível,
em cena do anti-filme "VENTILADOR".

CP – Você já fez participações em alguns filmes, conte como foi.
MJ - Acho que a loucura do cinema é que o trabalho não te pertence como no teatro. No filme depois você só vê depois o que fizeram com seu trabalho. É uma linguagem muito legal. Espero poder conhecer mais sou fascinada!

CP – O que você acha que pode fazer pelo planeta, dedicando-se à arte do teatro?
MJ - Sou da filosofia budista que diz que: a  atitude muda o meio em que se vive. Com o teatro você tem o poder de alcançar mais gente num ritmo maior.

Mariana Jacques e Ziraldo, uma amizade artística que
brotou do livro "Flicts", um dos mais premiadados livros do autor.
CP – O que você gosta de ler? Quais os livros que mexeram contigo, tocaram tua vida, te inspiraram e inspiram até hoje?

Mariana Jacques por Yuri Vasconcelos - 2010
MJ – “Flicts” é o primeiro livro que falou comigo tive uma identificação aos sete anos com ele foi tão forte que 22 anos depois ele foi “vomitado “  na oficina de Solo Narrativo com Julio Adrião.  Transformei-o numa cena curta de 10 minutos que rodou vários estados. Consegui fazer/tocar uma história que me tocou.  Ziraldo se emocionou vendo a cena, tive o reconhecimento do Julio Adrião, deparei com a euforia de Cabo Frio (FESQ) tive ótima receptividade em Brasília,  a histeria em  Manaus e a abertura em Belo Horizonte. São coisas que devo a esse livro, que comprovou uma coisa que Peter Brook me disse em seus livros. O simples é universal!
Outro livro que me chocou muito é “O Colecionador” de John Fowles,  este livro me mostrou onde o estranho e feio pode ser belo frágil! Quando era pequena me chamava atenção a borboleta na capa do livro.  Anos depois resolvi pegar o “livro da borboleta”  na estante e ler; foi então que percebi  um alfinete enfiado no meio dela. Quando criança não enxergava e não sabia ler.
Imaginaram o choque?
Engoli o livro. Li em uma semana!

CP – Quem é Mariana Jacques por Mariana Jacques?
MJ - Mariana Jacques é uma pessoa muito intensa, geminiana no oito ou ointenta! Que vive um dia após o outro! Não tem medo de dizer o que pensa e nem o que os outros pensam dela. Nasceu no dia 9 de junho mesmo dia de pato Donald e Jonnhy Deep. Tenho um pouco dos dois rs...
Fundida no fogo!
... E deixo um recado: a Vida é uma dádiva, não tema. VIVA!

Mariana Jacques e o projeto Cinema Possível - 2011 -
Set de filmagem do média metragem "Enigma - O código de Hayan Rúbia".
Assista trechos de "Flicts", espetáculo de Mariana Jacques
que tem viajado pelo Brasil a fora!



Navegue no blog de Mariana Jacques, basta clicar AQUI.


Mariana Jacques em cena no filme "NÔVA" de Cris Ventura
para ver o filme clique AQUI

Veja "VENTILADOR", um anti-filme do projeto
Cinema Possível com a participação de Mariana Jacques


CONFIRA A LISTA DE FILMES RECOMENDADOS POR MARIANA JACQUES


Edward Scissorhands-Tim Burton 
Benny & Joon-Metro-Goldwyn-Maye
Luzes da Cidade Chaplin 
O ILUMINADO-"Stanley Kubrick
Um estranho no ninho- Milos Forman
Fale com ela- Pedro Almodóvar
A Partida-Yojiro Takita
Bicho de sete cabeças -Lais Bodanzky
o Alto da compadecida-Guel Arraes
Tropa de elitte 2 - Jose Padilha

VEJA OS CARTAZES

3 comentários:

  1. Adorei! Perguntas bacanas e respostas inteligentes e de personalidade. Sucesso pra você querida. beijos

    ResponderExcluir
  2. A menina que apronta, em qualquer faz de conta.

    Avacoelhando geral.

    AH! É MARIANA! AH! É MARIANA! AH! É MARIANA!

    ResponderExcluir