quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ENTREVISTA CURTA COM LEILA MICCOLIS - Rio de Janeiro / RJ

Ela é escritora em Tempo integral, e tem no currículo sucessos como as novelas: Barriga de Aluguel, Mandacaru e Kananga do Japão. Vamos conhecer um pouco mais sobre Leila Míccolis, nesta entrevista curta.



Cine Mosquito – Como você vê o fato de o cinema e a televisão flertar com a literatura?

Leila Míccolis - Acho que dá em casamento... risos. Estamos em tempos de links, frames e intertextualidades, e esta interação me parece muito benéfica.

CM - Fale um pouco dos trabalhos que você fez em cinema e televisão.

LM - Em cinema, meus roteiros (inclusive meus curtas) estão todos inéditos. Deles, o que mais gosto é o "Cassianã", adaptação do livro premiado "Dos ditos idos passados nos acercados do Cassianã", do amazonense Paulo Jacob. Tenho diversos curtas baseados em poemas meus e fiz o roteiro final do longa-metragem "Terra Prometida", em 2003.
Quanto a televisão, entre as novelas de maior sucesso como co-autora estão: Barriga de Aluguel (Globo), Kananga do Japão, Mandacaru (Manchete) e 94.5 - Uma onda no ar (versão internacional).

CM – Como você vê a questão das novas tecnologias para o Cinema?

LM - Acho que nenhuma arte pode parar no tempo e no espaço, é preciso acompanhar o progresso tecnológico. Só me desgosta quando os efeitos especiais são melhores do que o roteiro, a atuação dos atores ou a direção.

CM – O que mais te atrai num filme.

LM - Como escritora, só poderia ser o enredo... No entanto, não adianta uma boa trama, sem um bom roteiro também, sem bons atores e sem um bom diretor. Todos os elementos precisam coexistir de forma coesa para que o produto final satisfaça plenamente. Acho porém que tudo começa com a idéia, com a história, com a sinopse. "Furos" na trama ou no roteiro não me agradam, por melhor que seja a realização dele.

CM – Cite alguns filmes e cineastas preferidos seus.

Difícil citar só alguns poucos, mas vamos tentar citar os meus "clássicos" modernos: Fellini (primeira fase), Danny DeVito, Ettore Scola, François Truffaut, Hitchock, Spielberg, André Klotzel, Dino Risi, Roberto Benigni, Jerry Zucker, Woody Allen, Adrian Lyne, Gabriel Axel, Nelson Pereira dos Santos, George Lucas, Agnès Varda, Michal Gordon, Ken Russel, Michael Curtiz, Carlos Saura, Barry Levinson, Alain Corneau, Buñel, Alejando Almenáber, Andrucha Waddington. Há muitos e muitos outros, é uma lista grande, sou cinéfila (minha lista de filmes que me lembro ter visto tem quase 5.000 títulos já).

CM – O que você acha que pode melhorar, no panorama do cinema brasileiro?

LM - Não creio que o problema seja com o cinema brasileiro em si, há filmes incríveis, excelentes cineastas fazendo um trabalho de enorme qualidade. O que me parece que falta é maior incentivo para projetos audiovisuais nossos. Até hoje o Prêmio Set, um projeto do Urhacy Faustino e meu, que beneficia o cinema brasileiro, está em Brasília, esperando aprovação, há anos e anos e anos. Falta isso e falta também maior propaganda para nossa produção - não digo anúncios na TV de um ou outro filme, esparsamente, mas uma campanha maciça publicitária que leve o público a ver os filmes nacionais, fazendo com que estes concorram com os estrangeira. Para mim, encarar o cinema nacional como uma verdadeira INDÚSTRIA cinematográfica e considerá-la com este porte e dar-lhe este suporte. Qualidade não nos falta.

CM – Quem é Leila Míccolis por Leila Míccolis?

LM - Uma workoholic, que se diverte trabalhando, e que se intoxica saudavelmente com o que lhe dá prazer.

Visite o Blocos, um dos mais importantes portais literários do país (clique aqui)
Para ver a página de Leila Miccolis (clique aqui)
Para conhecer a página de Urhacy Faustino (clique aqui)

28 comentários:

  1. Jiddu, muito obrigada, adorei estar no Cine Mosquito e ser entrevistada por você, um grande artista brasileiro. Beijos, Leila

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler a entrevista Jiddu e Leila, queridos amigos. Parabéns, está excelente!
    Chris Herrmann

    ResponderExcluir
  3. A Leila é das poucas artistas que acolhe o aprendiz com tanta receptividade. Uma artista super engajada, uma fomentadora da inclusão literária.
    Interdisciplinar, vence fronteiras e mostra na diversidade dos conteúdos e áreas em que atua o quanto é possível a arte. O melhor de tudo é que, ao falar do cinema brasileiro, tem a imparcialidade e bagagem crítica necessárias para elucidar o tópico. Conhecemos seu trabalho graças a tv, mas sabemos que muito mais temos de aprender com ela ao abrirem as portas do campo cinematográfico. Sou um escritor vocacionado a roteirista, mas sei que se posso contribuir para que outros cheguem à luz da realização dos seus sonhos, está de muito bom tamanho.
    Em Mícolis, qualidades não faltam para o pleno êxito na área audiovisual. A iniciativa de se criar um fundo para o audiovisual, espera-se, será um campo de novas possibilidades.
    Ela tem um olhar sutil sobre a imansidão de coisas que o cinema abraça e, melhor, tem a pupila de milhões de admiradores do seu trabalho só esperando para vê-la cada vez mais atuante, agora nesta esfera da dramaturgia brasileira.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leila. Obrigado por mostrar-me mais essa faceta do seu trabalho sempre muito rico e extenso. Admiro a sua versatilidade e competência em várias áreas do conhecimento e da produção artístico-literária. Gosto também da sua atualidade diante das novas tecnologias a exemplo do que realiza à frente do Blocos-on-Line onde reúne internet e literatura, alcançando sinergia, conquistando e abrindo espaços. Desejo-lhe sucesso em todos os seus empreendimentos culturais e pessoais. Abraços. Marco.

    ResponderExcluir
  5. Leila, você é uma workaholic que me encanta com propriedade.
    Maravilha ler você aqui!

    Jiddu e Leila, parabéns pela entrevista e sucessos sempre!

    Abraços

    Claudete Shinohara

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desta entrevista principalmente o que diz respeito ao sentimento do texto e seu lugar.Um beijo Neuza Ladeira

    ResponderExcluir
  7. "Para mim, encarar o cinema nacional como uma verdadeira INDÚSTRIA cinematográfica e considerá-la com este porte e dar-lhe "todo" suporte. Qualidade não nos falta."

    é isto: parabéns ao entrevistador e a entrevistada. entrevista breve e essencial!

    ResponderExcluir
  8. Olá Leila, gostei muito de ler a entrevista, você realmente me surpreende sempre, quando penso que já sei tudo de você... Ficou ótima e concordo plenamente quando diz sobre o enredo e roteiro estarem acima dos efeitos especiais.
    É uma pena que não tenhamos mais Leilas ou Urhacys na literatura brasileira, porque sei do empenho incansável de ambos para com os novos escritores e sua colocação junto ao grande público. Parabéns pela entrevista!

    Rosy Beltrão

    ResponderExcluir
  9. A Leila mais uma vez mostra como é receptiva, inteligente e principalmente paciente. Não é qualquer roteirista que está disposta tanto a ajudar um novato. Concordo com o que ela disse á respeito do cinema: "não adianta uma boa trama, sem um bom roteiro também, sem bons atores e sem um bom diretor" E é claro que a emoção, o roteiro... Não pode sobressair aos efeitos especiais. Infelizmente, o que mais vemos hoje são cenas de explosões, acidentes, SCI FI, mas que possuem diálogos ralos ou nulos. É preciso valorizar o nosso cinema nacional, por que há excelentes títulos por aqui, atores, diretores e roteiristas competentes... A única coisa que tá faltando é citar Almodóvar, a Leila citou quase todos os meus diretores preferidos, mas faltou o cineasta espanhol. Rs. Parabéns Leila, excelente entrevista.

    ResponderExcluir
  10. mis saludos desde Santiago de Chile

    uinetresante trabajo, felicitaciones jiddu, un abrazo afectuoso y fraterno para Leila desde el sur de América

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  11. Meus queridos Leila e Jiddu

    Parabéns pela belíssima entrevista! Mais uma das mil e uma facetas de Leila: falar com propriedade sobre o cinema nacional, sempre com sua postura crítica, sempre apontando caminhos.

    Beijos em seus corações

    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Leila parabéns pela entrevista e pela pessoa que você é. Concordo com o Edd quando ele fala como é receptiva, inteligente e principalmente paciente. Gosto da sua literatura e da sua personalidade.
    Shalon amiga!

    ResponderExcluir
  13. Vim ver se havia comentários e surpreendi-me com a quantidade e com a qualidade deles. Obrigada, fico muito contente com a receptividade, com a leitura de vocês e com o espaço aberto pelo Jiddu. Quanto ao Almodóvar, Eddy, gosto muito dos primeiros filmes dele e de Má-Educação (obra-prima), mas os últimos não têm me agradado tanto. Abraço a todos, Leila

    ResponderExcluir
  14. Amigos Jiddu e Leila:Gostei bastante da entrevista,um espaço bastante interessante.Deixo meu abração para vocês.Jurema

    ResponderExcluir
  15. Leila e uma mulher extratemporânea. Especialíssima. Mundana (mulher do mundo) , poetisa e versátil . Levou do japão, a cananga; passou por Mandacaru, arrumou uma barriga de aluguel e deixou "uma onda no ar".
    Tudo isso para nos brindar.
    Beijos leila.
    Valeu . Jiddu.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a entrevista com a Leila, que eu admiro muito pela alma de suas belas letras e seu empenho a favor da literatura e cinema brasileiros. Beijos à querida Leila e um grande abraço à Jiddu (para este último: muito prazer em conhecê-lo).

    ResponderExcluir
  17. Leila é uma das maiores artistas deste pais, culta, inteligente, talentosa... dá seu sangue pela arte, pena que não é verdadeiramente reconhecida . Ela e o Urhacy deveriam ser reverenciados pelo Ministério da Cultura pelo que desenvolvem no seu site em prol de tantos . Tenho pelos dois profunda admiração!

    ResponderExcluir
  18. Só agora conheci uma nova face da Leila querida que conhecia! Parabéns, querida! Você, além de todas as qualidades intelectuais e artísticas, é um ser humano de primeira! Um prazer e uma hora ser sua amiga.
    beijos
    Ana Guimarães

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ao Jiddu e Leila pela entrevista.
    Bjs
    Sandra Almeida

    ResponderExcluir
  20. Além de uma profissional de mão cheia, Leila Miccolis é sem dúvida uma pessoa de bastante cultura. E isso é que às vezes faz falta para uma grande parte da população brasileira: consumir cultura.

    Um abração, Leila e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  21. A LEILA, TUDO O QUE FAZ, VIRA 800!
    VIVA!
    BEIJOS PELA ENTREVISTA,
    ROGEL SAMUEL

    ResponderExcluir
  22. gostei bastante de ler a entrevista. parabéns Jiddu pela escolha da entrevistada e pelo espaço "Cine Mosquito" que, até então, desconhecia.
    beijos e abraços Leila!

    ResponderExcluir
  23. De uma mente inteliênte como a sua só esperamos
    coisas que engradecem a cultura brasileira.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Jiddu parabéns pela escolha contigo e com a Leila muito é possivel acrescentar, tenho tentado aprender e desaprender e, vcs. são excelentes referências.
    Leila conhecer mais sobre teus trabalhos causou-me um verdadeiro espanto, fenomenal querida com admiração e desejando-te sucesso amplo e reconhecimento em novos projetos deixo um abraço afetuoso e agradecido, virgínia RS Brasil

    ResponderExcluir
  25. Leila e Jiddu, combinação perfeita!
    Dois mestres na arte e na vida, se é que consigo separar uma da outra. Creio que não...
    Dois seres ímpares e tão pares na essência de SER.
    Obrigada por mais essa generosidade em forma de entrevista.
    Nós, amigos e leitores. Aprendizes da arte e da vida só temos que ler, ver, ouvir, admirar, e aprender... aprender... aprender e aprender com vocês.

    Seguiremnos trabalhando e torcendo para que algo desperte esse Gigante Adormecido, deitado em berço explêndido. Para os talentos que temos em casa. Para a qualidade desses seres de Luz tão engajados em prol da arte e da cultura.

    Um brinde à vocês por existirem!

    BeijAbraços,
    Jaqueline Serávia

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber como faço para usar essa entrevista em uma publicação

    ResponderExcluir