domingo, 8 de outubro de 2017

Vitor Pires apresentará a 3ª Mostra Afro de Cinema, na agenda do festival Curta Cabo Frio.

Vitor Pires fotografado por Jonas Valentim.
Jovem jornalista, empreendedor e ator, conectado com as questões afrodescendentes, da Ragião dos Lagos, Vitor Pires exibe elegância e argumentos convincentes para falar do assunto, além, claro, de ser um ótimo ouvinte, já que é preciso muita habilidade para lidar com um tema tão polêmico e que, em alguns ambientes, ainda é tabu. Mas Vitor tira de letra qualquer insulto, nunca perde as "estribeiras" com o interlocutor e, como quem domina o assunto, vai nos levando a um oceano de reflexões. Talvez, por exibir estas qualidades, ele tenha sido escolhido para apresentador da "3ª Mostra Afro de Cinema", além, claro, de conhecer o assunto. Vitor tem orgulho de dizer que é negro de alma negra! Aproveitamos para fazer esta entrevista rápida, a fim de conhecê-lo um pouco mais.

ENTREVISTA DO CINE MOSQUITO COM VITOR PIRES - 2017

Cine Mosquito - Fale um pouco da sua vida profissional e objetivos de caminhada!

Vitor Pires: Sou Jornalista, apresentador, Ativista, micro empresário e Ator. Todas as minhas atividades como profissional e artista sempre foram com um cunho social. Sempre teve um propósito além. Em minha vida toda utilizo minha voz em prol dos meus, pra levantar questões importantes, que defendo e acredito; lutando contra o racismo,  empoderando e de alguma forma tentando trazer consciência e poder para o povo preto. Incentivando outros jovens negros a sonhar e acreditar no seu sonho.

CM - Fale um pouco da tua participação na primeira Cia. de Teatro, com artistas pretos da nossa região, quais as expectativas futuras?

Vitor Pires - Preparativos para apresentar a 3ª Mostra Afro de Cinema, no
10° Curta Cabo Frio - Foto: Jonas Valentim.
VP: Tem sido uma experiência incrível, aprender, desenvolver e me fortalecer, como artista e homem negro. A CIA criou um vinculo muito forte e isso tem refletido no processo. É algo maior que nos une. E eu digo no coletivo porque só consigo enxergar assim; UBUNTU, eu sou porque nós somos.  A luta não é individual, é no coletivo. Somos gratos ao professor Ítalo Luiz Moreira, pela oportunidade, pelo presente. Com o gás, a vontade de aprender, companheirismo que estamos, o céu é o limite!

CM - Você vai apresentar a Terceira Mostra Afro de Cinema, na agenda do Festival Curta Cabo Frio, fale um pouco da sua expectativa em relação a esta experiência.

VP: Foi uma surpresa! É o fruto de um trabalho que estamos construindo. É gratificante, me sinto honrado. Porém não quero fazer isso sozinho, quero que outros jovens negros tenham voz também. Por isso vamos fazer uma intervenção cultural durante o evento com artistas negros locais, desenvolvendo suas respectivas artes. Acredito no "nós por nós", "um sobe e puxa o outro".

CM - O que você recomenda para os jovens negros ou não, de sua geração, para formar um consciência e empoderamento face à sociedade de hoje em dia?

VP - Conhecer a sua história.  Estudar. Avançar o máximo que puder, sem esquecer o ponto de partida. De onde viemos. O seu lugar é onde você quiser está!


CM - Quem é Vitor Pires por Vitor Pires?
VP - A esperança dos meus antepassados!

(Jiddu Saldanha - Blogueiro)




Nenhum comentário:

Postar um comentário