sábado, 23 de abril de 2016

USINA 4, O Novo Espaço do Cine Mosquito.

Já foram dois eventos realizados no espaço Usina 4, todos lotados, o que promete ser um boom, tanto para a realização do audiovisual local, nacional e internacional, quanto para encontros entre realizadores. O Cine Mosquito, no seu oitavo ano de existência, nunca esteve tão bem.

Um público de maioria joovem, o Cine Mosquito atrai, também, os realizadores de filmes locais,numa ciranda de produção de arte e conhecimento, de forma incrível. Foto: Nathally Amariá

Uma espaço aconchegante e com cheiro de arte, local onde as energias se conectam de forma livre e leve, com a excelente receptividade dos donos da casa. Assim é o espaço Usina 4, local de onde podemos mergulhar fundo em nossos afazeres, buscando sempre uma forma digna e simples de trabalhar pelo nosso sonho. A equipe do Cine Mosquito está muito feliz e profundamente focada em seus objetivos; contribuir para fazer de Cabo Frio, um polo para o audiovisual, este aliado do teatro que faz a vida fluir na linguagem da arte e no coração participativo de quem não tem medo de sonhar momentos melhores e de arte para todos.
Poder encontrar novos realizadores e se conectar com a produção de cada um, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Mas ainda há muito pra se fazer, o cinema é uma linguagem complexa e envolve um outro tipo de de foco que vai muito além da exibição de um filme. Por outro lado, o Cine Mosquito se define dentro de um padrão onde a lógica da exibição também serve para conectar pessoas dispersas pelo universo do fazer audiovisual. Com este investimento em energia, sensibilidade e muita colaboração, agora estamos chegando a um grande encontro entre quem faz, quem cria e quem exibe.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Novos realizadores de Cabo Frio em ação no Cine Mosquito 55.

"A Cabeça do cineasta é uma ponte entre a solidão e a criação". 

Ver uma juventude alerta e feliz, focada na arte do cinema, produzindo e criando seu próprio audiovisual, é um sonho possível, embora exija uma forte mobilização dessa juventude. Mas aqueles que decidiram botar o pé dentro da história, não vão arredar fácil. Muito bom poder sentir a força criativa e fúria devastadora, desses corações sedentos por um fazer, por uma construção e por um caminho de realização.

Novos realizadores, buscando entender e pensar um cinema autoral dentro de perspectivas possíveis.
No Cine Mosquito 55, uma profusão de novos realizadores, finalmente, cruzaram seus caminhos. Criadores de filmes, gente que gosta de brincar com imagens, de construir seu espetáculo visual, pessoas que, em breve, estarão fazendo a diferença no mercado audiovisual e que, mais do que isso, vão levar a energia do cinema adiante, restituindo a Cabo Frio, seu espaço de verdade, dentro do cinema nacional e, mais do que isso, gerando oportunidade e construindo possibilidade.
O Cine Mosquito 55, provou que fazer cinema local, se não é tão viável, pelo menos é possível e isto não tem preço. Juntar gerações com suas criações e mais que isso, estimular um exercício de reflexão através da arte e do pensar, dentro de diversos contextos, este é o sentido de toda arte e é por isso que o cinema é a arte que agrega. A cabeça do cineasta é uma ponte entre a solidão e a criação. O exercício de criar, de fazer e de buscar seus sonhos, faz da vida algo provável e possível.
Parabéns aos novos realizadores, vida longa a todos.

Jiddu Saldanha - Curador e Blogueiro