sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Cine Mosquito na Casa Scliar, o novo espaço do Cine Clubismo de Cabo Frio.

O Cine Mosquito virou ponto de encontro de pessoas felizes.
Desde a edição nº 43, o Cine Mosquito vem acontecendo na Casa Scliar. Um espaço de diversão audiovisual que se consagrou desde a fundação da Sala Nelson Pereira dos Santos, trabalho realizado com esmero, pela equipe da casa. Depois de recebermos o convite para sediarmos o Cine Mosquito lá, o evento vem aumentando de  público e já conta com fãs que, todo mês, visitam o mais antigo cine clube de Cabo Frio.
Fundado em 2008, o Cine Mosquito surgiu com o intuito de circular por bairros de Cabo Frio, fazendo suas exibições em bairros e espaços não convencionais. Com o fortalecimento da legenda, o evento passou a circular, também, pela região dos lagos, fazendo algumas exibições em Arraial do Cabo. Devido à crise na PETROBRÁS e completamente sem apoio para continuar funcionando, o Cine Mosquito passou a viajar pelo país, chegando ao Rio Grande do Sul, na cidade de Bento Gonçalves, onde chegou a acontecer duas vezes. Depois foi parar no norte do Brasil, em Macapá, por duas vezes, passando por Brasília.
Apesar de tantas viagens, o evento nunca deixou de acontecer em Cabo Frio, onde era respaldado pela Associação TRIBAL, que sempre ajudava o evento, oferecendo alguma logística para que ele funcionasse na casa das pessoas, principalmente.
O amor pelo Cine Mosquito era tão grande que o poeta Flavio Machado, ofereceu o espaço de igreja onde frequenta, por duas vezes, além de oferecer, também, sua casa. As peripécias do evento foi crescendo e aos poucos se tornando uma lenda na região. Tornando-se famoso, pelo fato de ser um cine-clube que sempre tem, em sua abertura, jogos e brincadeiras ligadas a cinema.
Desde que foi para a Casa Scliar, em novembro de 2014. O evento passou, também, a incluir em sua programação, além das já badaladas brincadeiras de mímica de filme, contação de filmes, poesia e varal artístico, agora, conta com a participação do Curta Teatral, uma cena teatral curta antes do início das cessões audiovisuais. Outro grande atrativo do Cine Mosquito, na Casa Scliar é a exibição sistemática de filmes indígenas. A ideia pegou e já tem jovens que não abrem mão do primeiro filme a ser exibido a cada sessão, ser feito por cineastas aborígenes brasileiros.

Sempre se reinventando, o Cine Mosquito já ultrapassou 50 cessões desde que foi fundado em 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário