Uma experiência incrível, vivida no Cine Mosquito 43, foi juntar várias tribos da arte e juntos, dividirmos um único delírio que é o cineclubismo. Dessa vez, com mais dois filmes do projeto Cinema Possível, pudemos, juntos, perscrutar, através do audiovisual, um pouco daquilo que a guerrilha cultural vem fazendo pelo brasil afora, através da Mala da Fama e especificamente em Cabo Frio, através da prática do Jongo.
A casa Scliar estava lotada e os participantes vivenciaram diversas ações interativas e participativas, uma delas foi ver/ouvir o poeta cabofriense Miguel Lima, que experimentou muito da sua linguagem e trocou idéias com o coletivo de artistas espontâneos, da nova geração, que compareceram, quase um ritual de batismo. É o Cine Mosquito que, 7 anos depois de sua fundação, parece estar navegando pelas águas do público, quando um evento identifica seu público, começa a ter mais responsabilidades e é disso que que queremos falar.
O Cine Mosquito, mais que um Cine Clube itinerante é também uma forma de ativismo cultural. Trazer os jovens para o universo reflexivo/participativo e não só contemplativo do cinema, é uma forma de gerar/criar novas demandas artísticas e contemplar, de forma continuada, a presença ou fixação das novas gerações que querem "sair da casca do ovo" e protagonizar o viver e fazer artístico, dando um basta no incômodo e às vezes cômodo respirar cotidiano.
O filme "No Ritmo do Jongo" mostrou o que rolou entre os anos 2011 e 2012 durante as reuniões do Núcleo de Cultura popular da TRIBAL, poder mostrar uma história recente e que irá se repetir (pois o núcleo continua em plena atividade) é uma forma de trazer o público para o convívio com a cultura genuína advinda desde os tempos em que o Brasil ainda escravizava os negros. O jongo mostra que hoje, é uma cultura vigorosa a patrimônio imaterial de uma nação, atualmente, não só através dos grupos remanescentes mas também pelos grupos para folclóricos, que contribuem para que a cultura se fortaleça cada vez mais.
Um dos filmes apresentados no Cine Mosquito foi "No Ritmo do Jongo" e que agora
você pode assistir na íntegra a fim de conhecer um trabalho desenvolvido no núcleo
de cultura popular da TRIBAL, em Cabo Frio.
TCC - Teatro Cabofriense de Comédia, apresenta uma cena curta antes da exibição de curtas, uma química que deu certo. |
Depois de uma sessão de curtas metragens, a platéia se diverte com a #MALA DA FAMA# |
Um posto de troca de livros deu um charme para o Cine Mosquito, agora o leitor tem uma espaço para conectar sua energia com outros leitores. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário