sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fascinação - Um filme surpreendente!

Não há dúvida que o filme “Fascinação” é um dos melhores acontecimentos do cinema local, na cidade de Cabo Frio. O filme reúne uma equipe bem afinada e dedicada, que vai desde o elenco até a equipe técnica. Com um roteiro de tirar o fôlego e muito bem planejado, dentro de uma estrutura surpreendente, "Fascinação" conseguiu a proeza de manter o público focado na trama do começo ao fim.
Foi como se a gente tivesse mergulhado  numa lição de como fazer um bom filme de baixo orçamento, sem “choramingar” miséria. O acabamento do filme é simples, e ao mesmo tempo luxuoso, graças à inventividade e imaginação dos diretores que souberam fazer do simples, exatamente aquilo que se espera de um bom filme: apenas prender o expectador na poltrona!
Ao final estávamos extasiados, tendo visto a surpreendente atuação de todo o elenco. Embora os atores de destaque, Wagner Cabral e Mirian Panzer, estivessem muito bem,  os demais participantes do elenco também estavam no tom certo! O filme conseguiu um realismo de ficção incomum no cinema local e isso se deve, em parte, ao trabalho de preparação de elenco, coisa que poucos filmes de baixo orçamento fazem. O trabalho do diretor teatral Ítalo Luiz Moreira, ficou visível através do resultado produzido pela interpretação contida e certeira do elenco.
A edição e a montagem, feita por Whorton Marenga, ficou enxuta, a câmera e a direção de fotografia de Erli Oliveira foi correta sem nenhum tipo de afetação ou “viagem” o que deu ao filme uma simplicidade necessária para que a trama decolasse. Tudo no filme tinha um porque; da trama à vestimenta dos personagens à cenografia, da maquiagem à sonoridade; cada detalhe estava a serviço da história a ser contada. E a missão foi cumprida à risca.
“Fascinação” acrescentou dois fatores que pouco se vê nos filmes locais: Maquiagem, com tonalidades que deram verdade à trama e a riquíssima trilha sonora de Paulo Proezas, composta para o filme, trabalhando cada clima, cada momento, cada pincelada para compor a trama. O filme é um pacote de ações originais, um produto artístico genuíno e tudo feito em Cabo Frio, realmente uma ótima realização desta preciosa equipe!

Uma coisa aprendemos com este filme: Não adianta ter um um super elenco, um puta câmera e uma cabeça extraordinária, se não há empenho de equipe, todo mundo jogando junto no mesmo time. Quando você termina de ver “Fascinação” todas as funções a serviço do filme são “esquecidas” justamente porque todas estavam empenhadas em contar a mesma história, sem egos inflados, isso faz pensar que, para se atingir um objetivo tão grande é preciso ter um misto de humildade, cumplicidade e a capacidade sonhar e conspirar juntos; com todos esses fatores afinados, "Fascinação" foi um verdadeiro gol de placa.

3 comentários:

  1. Eu nem sei o que dizer, mas resumindo, digo apenas que esta crítica retrata tudo o que estava em nossos corações fascinados pelo trabalho que cada um de nós estávamos exercendo... INESQUECÍVEL!! Obrigado Jiddu!! Você é um MESTRE!!

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulhosa de morar aqui nesta linda cidade onde rolou esta filmagem!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Whorton, Wagner e toda a equipe pela coragem e empenho! Que venham mais filmes!!

    ResponderExcluir