quinta-feira, 28 de abril de 2011

26º CINE MOSQUITO NO IFET DE BARBACENA - MG


Local: - Auditório do IFET (Antiga Escola Agrícola)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – BARBACENA
Data: 30.05.2011 - Sábado.
Hora: 16h.

Dois artistas da atualidade serão exibidos no 26º Cine Mosquito, desta vez, na cidade de Barbacena - MG, durante a oficina de ESTATUÍSMO, com Jiddu Saldanha.

Marcel Marceau - 1923 / 2007+
Marcel Marceau, mímico francês (1923 - 2007), considerado o maior pantomimo do mundo; foi professor, dentre outros, do maior popstar de todos os tempos, o estadunidense Michael Jackson.
Marcel Marceau esteve no Brasil diversas vezes em turnês desde os anos 50 mas sua fama começou a correr mundo a partir dos anos 70 quando, aos poucos, a arte da pantomima foi ganhando os palcos do mundo intieiro.
Falecido em 2007 com 84 anos, Marceu Marceau deixou um grande legado de uma arte que tem poucos mas apaixonados praticantes pelo mundo todo, a arte da pantomima moderna.

Micel Courtermuche, mímico canadense.
Michael de Courtermuche, mímico canadense, tornou-se cult e respeitado, sendo um dos grandes nomes da comicidade de palco contemporâneo. Com uma técnica forte e segura; um humor histriônico, o mímico arranca gargalhadas de seus fãs não só em teatros ao vivo como também em vídeos postados no youtube com dezenas de milhares de visitas diárias.

FILMES SELECIONADOS
  • Golf - Michel Courtermuche - Duração – 9 minutos
  • Documentário sobre o Pantomimo Francês Marcel Marceau Antiga TV Manchete – 1987 Duração – 60 minutos  ENCERRAMENTO  COM MUITA MÍMICA DE FILME PARA OS PARTICIPANTES.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Os 10 Filmes recomendados por Vinícius de Oliveira - RJ / SP


Vinícius de Oliveira - "Linha de Passe"
2008 - de Walter Salles

Procurado pelo "Cine Mosquito", num site de relacionamento, Vinícius de Oliveira, generoso e atencioso, falou sobre a arte que o revelou para o Brasil:  O cinema!Percebemos estar diante de um ator da nova geração com total consciência do ofício e a humildade que fará dele um forte nome do nosso cinema com o passar dos anos!
Vinícius tem motivos de sobra para se orgulhar dos resultados que vem colhendo em sua forma de atuar. Ter sido dirigido por Walter Salles em duas obras primas do Cinema Nacional é para poucos!
Nos filmes: Linha de Passe, 2008 e Central do Brasil – 1998; Vinícius mostrou equilíbrio cênico e concentração nos personagens, ficou à vontade nos papéis e conquistou o Brasil e o Mundo.


VEJA A LISTA E CARTAZES:

Tropa de Elite 2 – José Padilha
Cidade de Deus – Fernando Meirelles
Os bons companheiros – Marin Scorcese
Onde os Fracos não tem Vez – Irmãos Coen
Os esquecidos - Joseph Ruben
Um dia de cão - Sidney Lumet
Santiago – João Moreira Salles
Scarface – Brian de Palma
Noticias de uma guerra particular – Kátia Lund e João Moreira Salles
Em busca da terra do nunca – Marc Foster

domingo, 24 de abril de 2011

Dicas de filmes da atriz e bailarina Aline Bernardi - RJ


Clique aqui e leia uma entrevista com Aline Bernardi.
Bailarina, atriz, professora de dança e amante das palavras; formada pela Escola Técnica de Dança Contemporânea Angel Vianna e graduanda em dança pela Faculdade Angel Vianna. Co-fundadora e interprete do DUAL. Co-fundadora e idealizadora do coletivo Encontro Sutis – grupos esses fomentadores e pesquisadores de contato improvisação. Integrante do Programa de Aprendizagem em Movimento Autêntico no Rio de Janeiro, coordenado por Soraya Jorge. Integrante do Coletivo aCidade com propostas de intervenções urbanas. Co-fundadora do DAM – Difusão de Arte em Movimento.

Participou de espetáculos teatrais e intervenções performáticas dirigidas por Ana Kfouri (“Senhora dos Afogados”); Renato Carrera (“O ultimo Narrador”), Cris Larin (“Inocência e Pânico” e “Trajetória de um corpo depois de Morto”), Ana Paula Bouzas, Giti Bond, Alberto Renault (“Orfeu”), Guto Macedo (performances do Jardim Humano), Antônio Araújo (“BR3”), Camila Fersi, Frederico Paredes (Singular-Privilégio Coletivo).


CONFIRA A LISTA
  • akira kurosawa – sonho
  • almodóvar – fale com ela, volver
  • woody allen – tudo pode dar certo, vicky cristina barcelona
  • wong kar wai – 2046, beijo roubado
  • antonioni – zabriskie point , identificação de uma mulher
  • ingmar bergman – persona , sonata de outono
  • documentários – estamira , pierre verger (com direção de gilberto gil)
SEGUE EXPOSIÇÃO DE CARTAZES DOS FILMES CITADOS


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cine Mosquito em Arraial. Cnema possível em Cabo Frio.


Dois momentos importantes para o projeto Cinema Possível ocorreram neste final de semana, dias 15/04, em Arraial do Cabo e dia 16/04 em Cabo Frio. Momentos que não vamos esquecer jamais!
O Sarart, de Arraial do Cabo, recebeu de braços abertos a 25ª Sessão do Cine Mosquito, numa versão simples, com apenas 20 minutos onde fizemos uma pré-estréia do nosso novo filme “BRISA” que teve ótima aceitação do público que ficou curioso em conhecer melhor o nosso projeto.
O Sarart também estava impregnado de muita energia musical e poética, aliás, a poesia foi o prato principal do evento organizado por Diego e Rodrigo, uma dupla de adolescentes que, no melhor estilo contemporâneo nos lembram os movimentos precoces dos poetas do “Mal do Século”, do século 19.
Lá, exibimos os filmes: “BRISA” na nossa pré-estréia, “PRETO E BRANCO” um belo filme foto de Evlin Martins e o Cine Haiga com haicais e fotos de Jiddu Saldanha e Alexandra Arakawa.
Já em Cabo Frio, dia 16/04, sábado, um dos mais belos eventos da cidade, feito sem patrocínio e com um esforço enorme de alguns filiados da associação TRIBAL, levou para a praça São Benedito a 14ª NOITE CULTURAL, um evento anual e já no formato de Ponto de Cultura, que irá circular pelos bairros de Cabo Frio e cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.
Na praça São Benedito, entre Teatro de Bonecos, danças afro-brasileira, Ciranda, Jongo, Poesia e Contação de Histórias, tivemos, mais uma vez também a atração do Cine Galeria e Cine Registro, ambos desenvolvidos pelo projeto CINE TRIBAL e onde foi exibido, na programação, o filme, “URUBU”, de Jiddu Saldanha inspirado na obra de Dalmo Saraiva, poeta de Angra dos Reis.
O Cinema possível agradece estas oportunidades, a gente ama o que faz e se sente honrado em participar!

Clique e assista ao filme na íntegra:


terça-feira, 12 de abril de 2011

25º CINE MOSQUITO - NO SARART, ARRAIAL DO CABO - RJ


O 25º Cine Mosquito acontecerá num lugar muito especial, a CASA DA POESIA, num evento coordenado por Diego Sá e Rodrigo López, em Arraial do Cabo, no dia 15 de Abril, sexta feira. O nome do evento é SARART.


O SARART é um sarau bastante concorrido e que reúne a diversidade artística da região dos lagos, nomes de peso como: Yuri Vasconcelos, Júnior Carriço, Meri Damasceno e Marciah Fonseca já passaram por lá.
 Diego Sá e Rodrigo López, 
estão entrando para a 
história como os mais
jovens organizadores de 
eventos da Região dos 
Lagos
O interessante é ver que os coordenadores do evento são praticamente adolescentes, ambos tem 16 anos. Não faltam comentários sobre o tremendo exemplo que estes dois “garotos” estão dando e é notório o impacto do SARART na vida cultural da região.
Virgínica Carvalho, que gerencia a Casa da Poesia, tece muitos elogios ao evento, destacando o fato de o SARART fazer parte de um processo de busca pela qualidade de vida e o desenvolvimento cultural com foco nas questões ambientais, envolvendo o máximo do material humano do local.
Diversidade de público no SARART.
A Casa da Poesia faz parte da ONG "SAVE PRO NATURAE" criada em 1996. Uma ONG sem fins lucrativos, voltada para o meio ambiente, arte e cultura. 
A Casa da Poesia foi inaugurada no dia 08 de junho de 2007, mesmo ano de nascimento do projeto Cinema Possível.
O 25º Cine Mosquito terá uma atuação simbólica onde faremos a pré-estréia do nosso novo filme “BRISA” com a atriz gaúcha May Pasquetti, o carioca Jorge Ventura e o campista Artur Gomes. Vamos mostrar o primeiro filme feito em HD pelo projeto cinema possível e o 18º filme do projeto desde 2007.
Ainda na programação, teremos a exibição de um cine foto da artista visual Evlin Martins, de Búzios e uma seleta de Cine Haiga, filme/imagens com haicais e fotos, um tipo de arte que formalmente é chamada de HAIGA, pelos poetas que praticam o gênero de poesia oriental Haicai.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Valeu, Divinópolis!


Encontrar as muitas vozes da contação de histórias, num único filme foi um presente para os alunos da oficina de “Contação de Histórias”, na cidade de Divinópolis – MG. Durante a oficina buscamos criar um espaço aberto ao imaginário de cada aluno e a surpresa que tivemos foi um misto de carinho, gratidão e alto padrão de entrega às propostas da nossa vivência: “O Gesto na Narrativa Oral”.
O filme “Histórias” de Paulo Siqueira, contou com um público concentrado e interessado no que via; um desfile de artista como Laerte Vargas, Glauter Barros, José Bocca, Benita Prieto, Lúcia Fidalgo, Tapetes Contadores de Histórias e tantos outros que, dedicados à Arte de narrar, fazem um belo trabalho de consolidação da democracia brasileira.
Foi um momento muito especial para o Cine Mosquito, que vem buscando interagir com um público diversificado em lugares diferenciados e conectados com nossa proposta.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

24º Cine Mosquito


Temática especial sobre Contação de Histórias
Local – Studio Arte Dança.
Endereço: Rua Paraíba, 756, Centro – Divinópolis / MG
Hora: 16h.
Data: 09/04/2011

Boniface Ofogo, contador de histórias, da república dos
camarões e que aparece no filme "HISTÓRIAS",
do brasileiro Paulo Siqueira
PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA
Contação de Filme:  
  • DOUTOR ZHIVAGO - Devid Lean / Contado por Jiddu Saldanha – 5 min.

·         Mímica de Filme, livre para quem quiser participar – 15 min.

FILME ESCOLHIDO
Histórias – Paulo Siqueira / 60 minutos – Documentário

ENCERRAMENTO
Fotos com a Mala da Fama
www.maladafama.blogspot.com


Sobre o filme "Histórias" de Paulo Siqueira - RJ


"Histórias" é um documentário sobre o ato e a importância de contar histórias para o ser humano. Aborda culturas e tradições diversas desde antes do homem falar, quando se expressava pelas pinturas e danças; culturas orais, escritas, até a atualidade, onde as várias mídias disponíveis oferecem novas possibilidades para as histórias, os contadores e seu impacto sobre a humanidade.

Conheça mais sobre a história do filme entrando no site da produtora ÓPERA PRIMA