Laura Moreira, presença fiel no Cine Mosquito, e muitos momentos de brincadeira onde a Mímica de Filme é a melhor tirada - Foto: Arquivo. |
Quem quiser falar de cinema de uma forma inusitada, tem um espaço só para isso. O Cine Mosquito, desde sua fundação, em 2008, preserva uma das mais divertidas brincadeiras culturais: "mímica de filme". Impossível mapear quando esta brincadeira surgiu no imaginário mundial da arte, o fato é que ela está diretamente ligada a cinema e talvez tenha a ver com os primórdios, quando ainda era mudo. Pessoas de diversas gerações da cidade de Cabo Frio, já subiram no palco para se divertir no jogo de adivinhação que, além de ampliar a cultura cinematográfica da plateia, cria um espírito de aproximação, tornando todos mais próximos, quebrando timidez e gerando amizades novas.
Por exemplo, em 2010, na escola municipal Brigadeiro Faria Lima, no Rio de Janeiro, o Cine Mosquito levou sua sessão para jovens de ensino médio, e viveu um grande momento através da "Mimica de Filme" que já consolidava como uma tradição dentro das sessões cineclubistas.
Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima, 2010 - Foto: Divulgação |
Em Cabo Frio, quando o Cine Mosquito ainda era um evento que circulava pela cidade, a edição 38aconteceu no bairro Jardim Esperança, onde a mímica de filme foi amplamente difundida com aparticipação de crianças. Foi um momento inesquecível.
Cine Mosquito 38, no Jardim Esperança, bairro de Cabo Frio. Foto: Jidduks |
No Cine Mosquito 52, na Casa Scliar, o jovem Paulo Hugo, ator bonequeiro e músico, mostra
sua habilidade com a adivinhação de mímica de filme. Momento inesquecível.
Paulo Hugo, fotografado por Manuela Ellon. |
Atualmente, na casa de cultura USIN4, muitos jovens revesam no palco para viver esta brincadeira inesquecível e rica, e que já faz parte da cultura cineclubista brasileira.
Rodrigo Cintra - Mímica de Filme |
de Mário Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário