Hoje, dia 05 de setembro de 2011 o filme "Garatéia" fará sua estréia na telona do festival de cinema de Cabo Frio.
O Filme Garatéia é um curta interessante por diversas razões. Tem a montagem instigante de Paulo Mainhard, dono de um estilo próprio na forma de montar seus filmes além da direção de fotografia de Mariana Ricci, fotógrafa conhecida na cidade por flertar com a arte do audiovisual. Ravi Arrabal, ator e professor de audiovisual e Thadeu Burached, fotógrafo conhecido além de um dos mais solicitados operador de câmera nos filmes realizados na cidade.
O Filme Garatéia é um curta interessante por diversas razões. Tem a montagem instigante de Paulo Mainhard, dono de um estilo próprio na forma de montar seus filmes além da direção de fotografia de Mariana Ricci, fotógrafa conhecida na cidade por flertar com a arte do audiovisual. Ravi Arrabal, ator e professor de audiovisual e Thadeu Burached, fotógrafo conhecido além de um dos mais solicitados operador de câmera nos filmes realizados na cidade.
No elenco, Pablo Alvarez, Manoela de Lellis e Marcela Andrioni com uma participação especial do próprio diretor, Ravi.
Veja a sinopse do filme:
“Maninho é um pescador farrista que divide uma taba com Cilinha, esposa devotada, mas insatisfeita com a vida simples. Ardiloso, bronco e vil, Maninho não se incomoda com os apelos de sua aflita dama. Desorientado após fortuito encontro em uma adega suspeita, trilha por bizarros acontecimentos”. O Filme tenta imprimir uma poética diferenciada entre o trágico e o cômico mas sem perder a linha do personagem central. Maninho, podemos sentir, é um personagem que ofereceu ao ator, Pablo Alvarez a possibilidade de uma boa performance e o leve tom de brincadeira não tira a seriedade do trabalho.
“Maninho é um pescador farrista que divide uma taba com Cilinha, esposa devotada, mas insatisfeita com a vida simples. Ardiloso, bronco e vil, Maninho não se incomoda com os apelos de sua aflita dama. Desorientado após fortuito encontro em uma adega suspeita, trilha por bizarros acontecimentos”. O Filme tenta imprimir uma poética diferenciada entre o trágico e o cômico mas sem perder a linha do personagem central. Maninho, podemos sentir, é um personagem que ofereceu ao ator, Pablo Alvarez a possibilidade de uma boa performance e o leve tom de brincadeira não tira a seriedade do trabalho.
A trilha sonora é feita com hists do grupo Bicicleta Funana, irreverente, caótico e investigativo, trata-se de um grupo que faz humor em forma de música.
Veja uma breve entrevista com Thadeu Burached, um dos diretores do filme:
Entrevista relâmpago com Mariana Ricci, diretora de fotografia de "Garatéia"
Veja uma breve entrevista com Thadeu Burached, um dos diretores do filme:
Jiddu Saldanha – Como foi o processo de criar o filme Garatéia?
Thadeu Burached - O Garateia foi escito numa tarde, foram momentos de inspiração que passados para o papel, tomaram forma de arte. Foi um filme que aconteceu movido a força de vontade de toda a equipe e elenco. Não tínhamos energia elétrica e as baterias da câmera não duravam muito. Quase toda a iluminação era a base de tochas. Foram ao todo, contando da cenografia até a produção, 15 dias de acampamento com muita chuva.
JS – O que te fez fazer este filme?
TB - foi a vontade de ver meus pensamentos passarem por um processo de transformação, sendo expressos de maneira artística e sendo capilarizados pelos veículos multimídia. Cada cena que se passa adiante é um passo para fomentar a cultura cinematografica. Viva a sétima arte!
JS - Como foi trabalhar com esta equipe? Foi a primeira vez?
TB - foi fantástico, a força de vontade dos que estavam entrando em contato pela primeira vez com o cinema e a eficiência daqueles que já traziam uma grande bagagem. Foi uma combinação perfeita. Não sei se o vínculo de amizade entre todos fez com que pudéssemos trabalhar em harmonia e conseguíssemos nos divertir em meio a tantas dificuldades. Mas é fato que o “Garatéia” serviu para aumentar mais ainda esse laço e também para aguçar a vontade de produzir cada vez mais e com mais qualidade.
Mriana Ricci, fotógrafa de talento, compõe a equipe de Garatéia. |
Jiddu Saldanha - Como é fazer a fotografia de um filme experimental como Garatéia?
Mariana Ricci - Quando Thadeu me apresentou a ideia do Garatéia com o roteiro pronto, muitas cenas chegaram prontas a minha cabeça, como a cena em que Maninho entra no bar "entre as pernas" da atriz Manuela De Lellis. Como trabalho apenas com fotojornalismo, filmar foi completamente novo e tive a ajuda do Ravi, que complementou meu trabalho nas gravações.
JS - Que ligação você vê hoje com a tua fotografia, enquanto fotógrafa e esta mesma linguagem aplicada no audiovisual?
MR - Fotojornalismo é o instante. Se você o perde, não tem como repetir. O cinema é diferente e mais diferente ainda foi filmar o Garatéia. O caráter experimental do filme vai desde o cenário até a luz, o que apesar de tornar o trabalho do cinegrafista mais difícil, o torna mais gostoso de fazer. Com tudo isso, tentei trazer para a câmera de filmar o que aplico nas lente da minha câmera fotográfica e no meu dia a dia.
JS - Que aspecto do filme "Garatéia" mexeu mais com a tua essência criativa?
MR - Como no cinema temos que trabalhar bem mais ângulos criativos, filmar o Garatéia abriu meu leque de idéias. Saber onde posicionar a câmera e se posicionar. Essa é uma experiência que todo fotógrafo deveria passar para sentir como é ser mais criativo que o normal.
Confira entrevista relâmpago com Ravi ArrabalRavi Arrabal – A experiência só comprova o conceito fundamental do Cinema Possivel: fazer cinema de acordo com as possibilidades. Lidamos com todos os problemas que poderiam ocorrer num filme, desde à inexperiência da equipe às condições precárias de equipamentos. No fim das contas o que fica de mais valioso é a lição de que tudo que se faz com disposição, entrega e liberdade gera frutos, sejam eles quais forem!
JS - O que este filme tem de diferente dos outros filmes em que ele se destaca
RA - o que esse filme tem de diferente, ao menos em relação ao processo de construção dele, foi a liberdade que todos os setores tiveram para fazer sua parte. do roteiro à criação da trilha sonora, em todas as etapas do processo a liberdade criativa foi a premissa.
JS - Cite algumas situações bizarras vividas durante as filmagens.
RA - Foram tantas mas acho que a situação mais bizarra, pelo menos que determinou a qualidade (ou a falta de..rs) do filme, foi o fato de estarmos com uma câmera que tinha uma bateria com autonomia de 15 minutos e estávamos num quiosque, numa praia deserta, a noite, na chuva, tendo que puxar energia de um quiosque vizinho, e filmando, cada cena, com apenas um take... se nao foi só bizarro foi, no mínimo, desafiador!
Jid
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