sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Uma parede branca e muitos amigos.


A parede foi nosso "Telão"!

Mais um momento de amor e celebração à arte do cinema. Desta vez, o Cine Mosquito, na casa de José Facury teve a marca da inteligência, do bom papo, do entusiasmo e do clima libertário na platéia. Pessoas que prestigiaram o evento pela primeira vez e mais a galera que já é fã e sempre traz as boas energias, ao final, as comidinhas, o bate papo e um brilho nos olhos de todos. Sintonia total!
Todos os filmes foram bem aplaudidos, pobre dos mosquitos, que bateram em retirada, tantos aplausos assim se converteu em um tremendo extermínio do “inseto homenageado”.  O projeto Vídeo nas Aldeias nos encantou a todos com o filme de Divino Tserewahú, que foi até Roraima filmar a luta pela demarcação das terras Raposa Terra do Sol.
Todos ficaram encantados com a perfeição técnica dos filmes cubanos, uma estética direta e muito bem construída com uma captação profunda da alma daquele povo através de uma série de curtas, além da hilariante sequência de filmes satirizando a violência propagada no cinema estadunidense.

Gente que ama cinema, a curiosidade sempre presente!
Jiddu, num desenho
de Yuri Vasconcelos
Operando o equipamento, um verdadeiro luxo, nosso querido Ravi Arrabal, que mandou bem. Ravi é um cineclubista nato. Bárbara Morais na fotografia, Tânea Arrabal, como sempre... não parava de trabalhar para garantir o conforto da marmanjada e José Facury, velho sábio, amigo de guerra, seu olhar de aprovação nos deixou todos muito vaidosos!
Agora, galera, vamos ao próximo, dia 19 de fevereiro na casa da Tatiana Prota.
E assim, o Cine Mosquito vai viajando de casa em casa, lugar em lugar, cidade, países, planetas... o cinema visto de nossa forma mais desarmada!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

22º CINE MOSQUITO


Divino Tserewahú - Cineasta indígena da
nação Xavante.
Local: Casa de José Facury
LOCAL: Casa do José Facury
Rua Geraldo de Abreu, nº 4 / Rua da AMPLA – Jdim Excelcior.
Data: 28.01.2011 – Sexta Feira
Hora: 20 horas

O Vigésimo Segundo Cine Mosquito terá uma exibição de filmes selecionados especialmente para as férias e o verão, em Cabo Frio. Mostraremos novidades  do Cinema Cubano e também filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. Venha com sua energia e seu idealismo para um pequeno debate no final.


Ao final faremos um debate e uma mesa compartilhada.

“TRAGA A SUA PIPOCA”!
“Os momentos de felicidade são um direito inalienável”. (Udij)

PROGRAMAÇÃO:

Model Town  (Cuba)
Direção: Laímir Fano
Duração: 14 min.

5 filmes minutos de Animação (Cuba)
Fazendo paródia do Cinema Estadunidense
Direção: Jesus Rubio / Omar Proenza
Duração: 5 min.

Meruntî Kupaîkon Man – (XAVANTE)
(Vamos à Luta) – Um filme do projeto Vídeo nas Aldeias.
Direção: Divino Tserewahú
Duração: 18 minutos

Soy de Poças Palabras (CUBA)
Direção: Marcos Pimentel
Duração: 13 minutos

Traga suas idéias e vamos debater sobre:
Cinema Indígena, Cinema Cubano e outras “cositas” mais.
“TRAGA A SUA PIPOCA”!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CUBA: Cinema de Qualidade e Surpreendente!

Ateliê D'Aroeira em ação: 21º Cine Mosquito.

A seleta de filmes cubanos deu o que falar no 21º Cine Mosquito. A platéia presente se divertiu muito e manteve-se concentrada em tudo o que acontecia na telinha.  A conclusão quase unânime da platéia é que a qualidade dos filmes foram o destaque da noite. Compartilhamos técnicas narrativas arrojadas e criativas, com cineastas de mão segura e profunda compreensão de suas linguagens.
Ficamos felizes em conferir alguns temas do cinema cubano nesta nova era audiovisual pelo qual o mundo está passando e Cuba não ficou pra trás. Tivemos a sensação de um cinema vital, moderno e cheio de recursos artísticos com apuramento de conteúdo e forma.
A sensação de estarmos conectados foi tão espacial que optamos por fazer do Cine Mosquito uma viagem pelo universo desta espetacular filmografia até março.
Aguarde para os próximos encontros a Jornada de Filmes Cubanos, no Cine Mosquito de verão, 2011. Só estamos começando!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

21° CINE MOSQUITO - CINEMA CUBANO

Duas escolas distintas do Cinema Cubano estarão representadas no 21º Cine Mosquito, o primeiro realizado em 2011. Venha conferir:


O ICAIC é um importante centro para estudo do novo
cinema Latino Americano.
O Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) foi criado em 1959, 83 dias depois do começo da revolução cubana. O principal evento realizado pelo ICAIC é o Festival Internacional do Novo Cinema Latinoamericano.
O Festival é conhecido como uma importante porta para a divulgação do que se produz em termos de vanguarda no mundo cinematográfico.

A Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV)

é considerada uma das mais importantes instituições de seu tipo no mundo.

Fundada em 15 de dezembro 1986 como filial de La Fundación Del Nuevo Cine Latinoamericano (FNCL), seus criadores são nada mais nada menos que o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, o poeta e cineasta argentino Fernando Birri e o realizador e teórico cubano Julio García Espinosa.
Eles buscavam uma instituição e uma escola para estudantes da América Latina, África e Ásia.
Desde então, muitos profissionais e estudantes vindos de mais de 50 países foram a Cuba estudar nesta escola e conhecer seu espaço dedicado à diversidade cultural e que é carinhosamente conhecida como Escola de Todos os Mundos.

Local: Ateliê D’Aroeira


AV. Dos Pescadores, 12 – Ogiva/Caminho Verde: Próximo à Boate Angel (castelinho).
Data: 13.01.2011
Hora: 20 horas

PROGRAMAÇÃO:

Inquietud Interrumpida  (Animação)
Direção: Alexander Rodríguez
Duração: 20 min.



La Chirolla
Direção: Diego Mondaca
Duração: 25 min.

Model Town
Direção: Laímir Fano
Duração: 14 min.

Vamos bater um papo sobre cinema cubano.  Traga suas idéias.