segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ENTREVISTA CURTA COM BÁRBARA MORAIS - CABO FRIO / RJ

Ela faz seus próprios filmes com câmera fotográfica. No teatro, trabalhou em montagens de Beckett e Shakespeare. No projeto Cinema Possível, sua colaboração tem sido muito importante. Vamos conhecer um pouco da irreverência criativa de Bárbara Morais nesta entrevista curta.

Foto: Bárbara no set de filmagens de "FLUXUS", 2008



Para ver o filme "Lugar X" com ela (clique aqui)


CM - O que é cinema pra você?


BM - É um instrumento forte e largo, que pode alcançar a profundidade desejada com elementos simples e criativos. A poesia que o cinema carrega por existir e pode proporcionar, tem um poder arrebatador em muitos níveis práticos. No contexto social, literário, educativo e sobretudo humano o cinema toca e quando isto acontece, muitas pedras surgem no meio de um caminho que cada um escolhe, ou não.


CM - Como foi que você se interessou pelo audiovisual?


Pelo contato próximo com aquilo que me expande. Quando descobri a fotografia o audiovisual se tornou uma conseqüência agradável. Impulsionada pelo belo e essencial no Cinema Novo com Glauber Rocha e as produtivas aulas com o CineTribAl e o Cinema Possível, comecei a investigar de forma amadora e quase faminta aquilo que atraía.

CM - Você vê a arte como possibilidade de uma profissão presente ou futura?


BM - Assim como o Teatro e a Fotografia, o Cinema deixa evidente uma forma de vida com muito mais sentido e significado do que a burocracia estável que a instituição familiar tradicional tanto recomenda. A possibilidade de transformar as descobertas nestes campos em uma atividade profissional e independente é algo que busco, sorrindo.CM - Fale um pouco dos seus ídolos, o que você gosta de fazer? Quem são as pessoas que você admira no mundo da arte.
BM - Existe uma gratidão profunda às pessoas que contribuem para a possível evolução dos fatores. A Biblioteca Municipal de Cabo Frio, Hermann Hesse, Hilda Hist, Fernando Pessoa, Thoreau, Kafka, Beckett, Glauber Rocha, Kieslowski, Olga Benário, Rimbaud, Arnaldo von Doellinger, Paulo Grillo, Jiddu Saldanha, Bruno Peixoto, Agda e os desconhecidos que passam arranhando são partes essenciais daquilo que me é intrínseco... e, aprecio muito comer liberdade.


CP - Quem é Bárbara Morais por Bárbara Morais?


Bárbara Morais é qualquer coisa."

Para ver o blog de Bárbara Morais (clique aqui)

Comunidade do Cine Mosquito no orkut (clique aqui)



Nenhum comentário:

Postar um comentário